25.2.09

Cachoeira do rio Três Barras

No alto da serra do Mar, em especial na Serra Quiriri, entre o Monte Crista e o Morro dos Alemães, no município de Garuva, percorre o rio Três Barras. Ao longo de seu leito sinuoso, pode-se apreciar diversas cachoeiras de águas cristalinas. Além da beleza paisagística é possível banhar-se em locais paradisíacos.
É comum encontrar ao longo das trilhas dos campos de altitude a Ambrósia (Trichocline catharinensis Cabrera var. discolor), planta que originou o nome de uma localidade próxima do munícipio de Campo Alegre, devido a semelhança desta espécie nativa, com a planta conhecida pelos
portugueses também como Ambrósia.

Acampamento no Monte crista em 2006, no canto inferior esquerdo pode-se perceber o Lobão de mochila marrom, e logo atrás seu filho. A frente o Júnior e o Juva admiram a vista para o Vale do rio do Cristo. Na sequência vem o primo do Júnior, Diogo e mais a frente o grande Marco Barriga.
Fotos: Biólogo Fábio C. S. Vieira

24.2.09

Cachoeria Véu da Noiva

A cachoeira Véu da Noiva, também na serra Quiriri, localiza-se próxima à escadaria da trilha do Monte Crista. A região é coberta por Floresta Ombrófila Densa Submontana (-400m anm), com características de mata em estágio primário, e secundário tardio, sendo comum encontrar Bucuvas (Virola bicuhyba (Schott ex Spreng.) Warb. ) com mais de 25m.

Na altura da Clareira, deve-se descer uma trilha íngrime, à direita, próximo de um Pau-alazão (Eugenia multicostata Legrand), caminhar algumas dezenas de metros e apreciar esta bela escultura da natureza. Entre os animais avistados e conhecidos estão o Macuco, a Irara, o Caxinguelê, Tucano de bico verde, Inanbú, Uru, Jacu, além de diversas aves de pequeno porte, e avistamento de pegadas.

23.2.09

Cachoeira do rio Quiriri

Uma das mais belas cachoeiras do extremo Nordeste do estado de Santa Catarina, a cachoeira do rio Quiriri é de difícil acesso, e localiza-se numa divisa entre propriedades particulares, no Bairro Quiriri, município de Garuva, também na serra Quiriri. A parte encachoeirada do rio, situa-se entre cotas altimétricas aproximadas de 400-900m anm. A imagem foi fotografada no Bairro Quiriri, próximo ao rio Figueira.

22.2.09

Cachoeira do rio do Cristo

A cachoeira do rio do Cristo, situa-se na base do Monte Crista, na serra Quiriri. É local de acesso relativamente fácil, após a ponte pênsil, deve-se caminhar na trilha do Crista, e ao invés de cruzar o rio do Cristo, deve-se subí-lo cerca de 1 km, levando-se aproximadamente meia hora. O local possui características de Floresta Ombrófila Densa Submontana em estágio primário.

Vale apena ressaltar, que, é comum a ocorrência de Cabeças d'água na região, portanto ao planejar subir os rios de qualquer localidade, deve-se ficar atento as chuvas de verão, e abandonar o leito do rio em casos de elevada pluviosidade.

Cachoeira das sempre vivas

Esta é a cachoeira da Sempre viva, localizada próxima das nascentes do rio Quiriri, no alto da serra Quiriri, entre os Campos de Altitude e as Florestas Nebulares, local muito formoso e agradável, principalmente para se banhar, depois de um dia de coletas botânicas. Suas águas geladas, além dos benefícios conhecidos como a tonificação da musculatura, parecem ter algum efeito místico-misterioso, deixando as pessoas sentindo-se bem.

Sempre vivas são plantas comuns em formações campestres como os campos de Altitude e os campos Rupestres. Assim como o "Capim dourado", ambas pertencem a família Eriocaulaceae.