30.3.09

Pegadas........

Caminhantes e observadores da natureza, se deparam com vestígios, que muitas vezes são imcompreensíveis para as pessoas comuns, no entanto, com um olhar mais atento, pode-se identificá-los, como essa pegada de felino de porte médio, provavelmente uma Jaguatirica ou Gato-maracajá.
Próximo ao rio dos Alemães, entre os fragmentos de Florestas ali existentes, ao longo da Estrada de Três Barras, não é raro encontrar pegadas de Paca Agouti paca, que lembram um pouco as de Capivara, mas são bem menores, como pode ser observado nas escalas das fotografias. A Paca, é um animal muito procurado pelos caçadores, daí, pode-se concluir, que onde tem paca, existe uma rica fauna associada.

Segundo relato de pessoas que conhecem o Alto Quiriri há cinco décadas, a Capivara Hidrocaeris hidrocaeris, é um animal que tem aparecido recentemente na Serra Quiriri, sendo provável, que tenha encontrado um ambiente favorável, nas últimas décadas, pois foi construída uma pequena represa ao longo do rio Quiriri, entre cotas altimétricas aproximadas de 1250-1300m anm, favorecendo a ploriferação desta espécie.

Colaboração e agradecimentos: Bióloga Micheli Ribeiro Luiz
e José Carlos dos Santos Jr.

Projeto Felinos do Aguai.
http://www.felinosdoaguai.com/


Fotos: Biólogo Fábio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troca de idéias podem ser feitas pelo seguinte email:

fabiomontanha@ig.com.br