14.9.17

Chaetogastra cristaensis F.S.Mey & R.Goldenb. sp. nov.

Nova espécie é descrita para o Monte Crista e já é considerada criticamente ameaçada de extinção


A planta pertence a família Meslastomataceae, que possui muitas espécies na América do Sul, sendo reconhecida principalmente pelos Jacatirões e Pixiricas (Tibouchina sp., Miconia sp. e Leandra sp.). A espécie em questão é um pequeno arbusto com crescimento simpodial de 30-70 cm de altura, de folhas opostas com 3.2–8.3 × 1.1–4.3 cm (comp. x larg.), de consistência cartácea, lâminas ovadas ou elíptico-ovadas e flores de cor púrpura com 4-5 pétalas.

A espécie foi descrita em 2016 pelos pesquisadores e botânicos FABRÍCIO SCHMITZ MEYER (Universidade Estadual de Campinas) e RENATO GOLDENBERG (Universidade Federal do Paraná) e já é considerada criticamente em perigo pelos critérios da IUCN. O artigo pode ser acessado pelo seguinte link https://biotaxa.org/Phytotaxa/article/view/phytotaxa.282.4.1. As informações desse post foram retiradas integralmente, porém em nova linguagem, do artigo dos pesquisadores citados.

As populações desta espécie são extremamente restritas, ocorrendo basicamente entre o topo do Monte Crista e a Pedra da Cabeluda, na Serra Quiriri, município de Garuva, Santa Catarina, sendo portanto de distribuição em áreas não protegidas por Unidades de Conservação efetivas, e onde acontecem atividades de camping com centenas de frequentadores nos finais de semana e feriados, e consequentemente excessiva coleta de lenha, basicamente de arbustos campestres, (incluindo a espécie assunto do post) bem como uso tradicional do próprio fogo na localidade como renovador de pastagens e que as vezes sai de controle dos pecuaristas locais e também dos campistas.

Pelos motivos descritos acima, é de suma importância aos conhecedores e apreciadores das belezas naturais da região, tornar-se ciente desses fatos, imaginar que não é a única espécie nessas condições, pois tem-se muito ainda ha descobrir e esforçar-se para uma mudança geral na forma de pensar, utilizar e usufruir do ambiente que nos rodeia. Que tal fato seja divulgado e que as autoridades diversas tomem conhecimento disso é uma missão de todos.

Agradeço desde já aos que puderem compartilhar e divulgar tais informações.

Referência

FABRÍCIO SCHMITZ MEYER & RENATO GOLDENBERG 2016. Four new species of Chaetogastra (Melastomeae, Melastomataceae) from Southern Brazil. Phytotaxa 282 (4): 239–258.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troca de idéias podem ser feitas pelo seguinte email:

fabiomontanha@ig.com.br