31.8.17

Symplocos corymboclados Brand - Mais uma espécie ameaçada de extinção para a serra Quiriri.


      Revisando o material botânico coletado durante a elaboração do projeto de mestrado sobre Myrtaceae na serra Quiriri, pode-se constatar a existência de mais uma espécie ameaçada de extinção, que havia sido erroneamente determinada como Asteraceae sob o número F. C. S. Vieira 2058, próximo ao Morro Quiriri, sendo também encontrada pelos botânicos R. Reitz e R. M. Klein na mesma região e no Monte Crista  preferencialmente entre 800 e 1.400 m acima do nível do mar (Aranha Filho & Martins 2011).


                                                                                                   
     Trata-se de uma família botânica menos conhecida, Symplocaceae, sendo um arbusto até árvore que alcança de 1-10 m de altura, a Symplocos corymboclados Brand é considerada ameaçada de extinção na categoria "em perigo" pelo Centro nacional de Conservação da Flora (CNCFlora_S_corymboclados). Outras imagens pode ser acessadas no portal da FURB junto ao projeto REFlora (JBRJ, Exsicatas_FURB, Coleta_morro_dos_perdidos)
    
     Tal fato incrementa ainda mais a importância da serra Quiriri como um lugar de alta diversidade e com ocorrência de diversas espécies ameaçadas de extinção e endêmicas.

Referências:

- Aranha Filho, J. L. & A. B. Martins. Simplocáceas. Flora ilustrada Catarinense, Itajaí, herbário Barbosa Rodrigues. 2011.

- CNCFlora. Symplocos corymboclados in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Symplocos corymboclados>. Acesso em 31 agosto 2017.

- JBRJ - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jabot - Banco de Dados da Flora Brasileira. Disponível em: [http://jabot.jbrj.gov.br/]. Acesso em 31/08/2011. (http://furb.jbrj.gov.br )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troca de idéias podem ser feitas pelo seguinte email:

fabiomontanha@ig.com.br