20.3.09

Pesquisadores e Montanhistas

Algumas vezes, pesquisadores e montanhistas são termos diferentes, que acabam sendo reconhecidos, como características ou qualidades, em uma única pessoa. Na foto pode-se observar o "rancho de pedra" usado pelos antigos tropeiros, no Alto Quiriri, e da esquerda para direita L. B. Smith, R. Reitz e o guia Sr. Altmann.
Raulino Reitz descobriu cinco gêneros e 327 espécies novas, foi premiado pela ONU, devido as qualidade das pesquisas botânicas e os serviços em prol do meio ambiente que realizou. Fundou, em junho de 1942, o Herbário Barbosa Rodrigues, ainda hoje sediado em Itajaí. Deve-se a Raulino Reitz a proposta de caracterização da orquídea Laelia purpurata como flor-símbolo do Estado.


Roberto Miguel Klein dedicou boa parte de sua vida ao levantamento fitoecológico da costa atlântica do sul do Brasil,
O meu maior desejo (....). É ver publicada toda a Flora catarinense. Em 1949 veio para Santa Catarina trabalhar com o Dr. Henrique Pimenta Veloso no levantamento fitoecológico da costa atlântica do sul do Brasil, tendo como objetivo estudar o relacionamento das bromélias ou gravatás com a proliferação de larvas dos mosquitos transmissores da malária. Cursou história natural na Universidade Católica do Paraná, de 1960 a 1964.

Lyman B. Smith especialista em todas as bromélias da América, indicou Raulino Reitz para a realização dos estudos sobre a Malária-endêmica no Sul do Brasil. Os pesquisadores citados, foram exemplos dessa união, que inúmeras vezes resultou no aumento do número de espécies conhecidas de plantas pela Ciência.
Reitz e Klein deixaram importante acervo em Herbário com mais de 70.000 amostras coletadas, e uma obra denominada Flora Ilustrada Catarinense, a FIC, que se constitui numa das melhores floras regionais do país, além do Herbário Barbosa Rodrigues, especialmente construído por Reitz para abrigar as coletas metódicas, realizadas no estado de Santa Catarina, durante décadas.
Na década de 1950, Reitz e Klein estiveram 6 vezes coletando na Serra Quiriri, tempo dos ultimos tropeiros....

Um comentário:

  1. Raitz e Klein esses caras sabiam bastante coisa, andaram muito não só no alto quiriri mas em todo estado, contribuindo para a publicação da Flora Catarinense uma das únicas do Brasil, um trabalho de vanguardo dos dois apaixonados pela natureza.
    Os dois sempres serão lembrados por nós.
    Reginaldo

    ResponderExcluir

Troca de idéias podem ser feitas pelo seguinte email:

fabiomontanha@ig.com.br