8.4.09

Erradicação de Pinus elliottii

Introduzida para fins comerciais, o Pinus elliottii, é uma espécie exótica no Brasil, e tem produzido alguns problemas ambientais. Nos Campos de Altitude da Serra do Mar, a espécie tem literalmente infectado o ambiente, dispersando-se através do vento e colonizando os Campos, consequentemente, causando sombreamento, em um ambiente totalmente campestre e natural (foto abaixo, Morro Bradador).

Desta maneira, tem impedido o desenvolvimento de espécies nativas e endêmicas, como a insetívora "Drosera montana", a arbórea "Tabebuia catarinensis", e ameaçado, outras espécies, como Alstroemeria amabilis, descrita recentemente, e conhecida apenas na Serra Quiriri, e na Serra do Mar do Paraná, sempre associada aos campos de Altitude. Além de todas estas considerações negativas, existe o fato de que as árvores de Pinus podem afetar profundamente o regime hídrico do ambiente. institutohorus.org.br/download/fichas/Pinus_elliottii.htm
Distribuição natural do Pinus elliottii (SE dos EUA).
A espécie é um mal necessário, para a construção civil, e produção de celulose, porém em locais adequados, de preferencia florestas devastadas, nunca em um ambiente frágil como os Campos de Altitude, e, utilizando-se técnicas para produção de mudas que não produzam sementes, como acontece em outras culturas, evitando assim sua dispersão.

O lucro de alguns, não pode ficar acima do bem estar da nação!

Erradicar o Pinus elliottii dos Campos de Altitude é uma necessidade urgente!

3 comentários:

  1. Ótima postagem fabio a idéia de técnicas para produção de mudas que não produzam sementes, pode ser uma boa opção para livrar nossos campos de altitude.

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de obter informaçoes sobre como reabilitar uma area "infestada" por pinus. qualquer informaçao ou projeto ja existente por favor contatem-me por email laradiasdiaz@gmail.com
    parabens pela postagem
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Troca de idéias podem ser feitas pelo seguinte email:

fabiomontanha@ig.com.br